dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    

O cafeeiro (Coffea sp.) é uma planta arbustiva originária da Etiópia, da qual se colhem as sementes, para a produção de uma bebida estimulante conhecida como café. Essa planta é largamente cultivada em países tropicais, para consumo próprio, e exportação para países de clima temperado. No Brasil, essa espécie foi introduzida, vinda das Guianas, pelas mãos dos colonizadores. Atualmente o País é o principal produtor mundial de café, seguido pelo Vietnã e Colômbia. Em âmbito nacional, os principais estados produtores são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia, que correspondem a 97% da produção nacional.
Por ser uma cultura tradicional do Brasil, seu bom desempenho é de fundamental importância para toda a economia nacional, pela sua participação na receita cambial, transferência de renda aos outros setores da economia, contribuição à formação de capital no setor agrícola do País, além da expressiva capacidade de absorção de mão de obra. A estimativa de produção de café (arábica e conilon) para a safra de 2012 está entre 48,9 e 52,2 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado, o que corresponde a 50,6 milhões de sacas no ponto médio. O resultado representa um crescimento entre 12,6% e 20,2%, quando comparado com a produção obtida na temporada anterior que foi de 43,4 milhões de sacas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Emater estimam crescimento expressivo na produção de café conilon em Rondônia (principal estado produtor da região Norte), entre 26% e 32%, com uma área plantada de 168 mil hectares.
As cigarras são relatadas como uma das mais importantes pragas-chave dessa cultura. Apesar de referidas pelos produtores acrianos como insetos presentes nessa cultura, não se sabe ao certo o nível de danos que causam. O cafeeiro, quando atacado por cigarras, apresenta definhamento progressivo, folhas com pontuações brancas e com queda prematura, “envaretamento” e, principalmente, decréscimo acentuado de produção. Os danos provocados por esses insetos, à primeira vista, não são detectados devido às cigarras passarem a maior parte de seu ciclo biológico enterradas no solo. Na fase ninfal, sugam continuamente a seiva bruta das raízes do cafeeiro. Posteriormente, a ninfa móvel abandona as raízes cavando uma galeria circular e individual para sair do solo (quanto maior o número de orifícios sob a saia do cafeeiro, maior o grau de infestação), fixando-se em suportes, como o tronco das árvores. Nessa fase acontece a emergência dos adultos, que irão começar o novo ciclo reprodutivo da praga. Por intermédio de órgãos especializados localizados no abdômen, o macho estridula ou “canta”, com a finalidade de atrair a fêmea da espécie para o acasalamento.
Os principais gêneros de cigarras associadas ao cafeeiro são: Quesada, Fidicina, Dorisiana, Carineta e Fidicinoides e, até o momento, foram registradas 12 espécies associadas ao cafeeiro no Brasil: Quesada gigas (Olivier), Quesada sodalis (Walker), Fidicina mannifera (Fabricius), Fidicina pullata (Berg), Dorisiana drewseni (Stål), Dorisiana viridis (Olivier), Carineta fasciculata (Germar), Carineta matura (Distant), Carineta spoliata (Walker), Fidicinoides pronoe (Walker), Fidicinoides pauliensis Boulard & Martinelli e Fidicinoides sarutaiensis Santos, Martinelli & Maccagnan.
Para o Estado do Acre são registradas as espécies: Carineta dolosa Boulard, Carineta rufescens (Fabricius), Carineta viridicolis (Germar), Carineta spoliata (Walker), além de espécimes dos gêneros Taphura e Dorisiana. Assim, nota-se que, além de uma espécie que tem o cafeeiro como planta hospedeira, foi confirmada a presença do gênero Dorisiana no estado, o qual também possui espécies associadas ao cafeeiro. Portanto, novos estudos devem ser realizados a fim de constatar ou não a presença de espécies de importância econômica em cafezais no Estado do Acre, para que medidas de controle sejam efetivamente realizadas.
Os patógenos de solo, como por exemplo, o fungo entomopatogênico Metarhizium anisoplie (Metsch.), são os principais inimigos naturais das cigarras. Quando entram em contato com as ninfas de cigarras, os esporos do fungo germinam, produzindo enzimas que degradam a pele da cigarra e ajudam o fungo a invadi-la. Conforme cresce, o fungo libera toxinas que modificam o comportamento da ninfa e impedem que ela se mova, levando o inseto à morte.
Assim, nota-se que as cigarras são importantes insetos-praga associados à cultura do café no Brasil. No entanto, novos estudos fazem-se necessários para verificar as espécies associadas e níveis de dano ocasionados por esses insetos na produção de café na Amazônia, para que técnicas de controle eficiente sejam adotadas.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada